sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Como fazer?

Às vezes lemos uma autoajuda e ficamos animados pensando que tudo vai ser diferente. Então na hora de colocar em prática dá tudo errado e, ou você pensa que você é pior do que imaginava, por não conseguir concretizar o que "aprendeu", ou o que lhe foi passado não prestava, ou não deu certo no seu caso.

Na verdade, há uma grande distancia entre a teoria e a prática.

É super normal dar tudo errado (e digo isso com um grande alívio agora que sinto que me superei - você, leitor, não tem noção do que eu estou sentindo neste momento, a menos que tenha passado por algo parecido). Mas na hora da tribulação nos afligimos e esquecemos que Deus nos deu o dom de aprender sempre e viver de glória em glória, de sermos mais que vencedores.

Você pode vencer, acredite! Só continue colocando em prática o que aprender (de bom, é claro) e reformulando tudo o tempo todo. Somos uma "metamorfose ambulante" e isso quer dizer que devemos mudar sempre para assim evoluir. Não deu certo de um jeito faz de outro, de outro, de outro e uma hora dá certo! Só é preciso persistência e crescer com cada fracasso!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Não sei o que fazer!

As crianças estão mandando no pedaço?
É tudo mais simples do que se pensa. É só usar seu pulso firme: você é pai? Então aja como pai! Você é mãe? Então aja como mãe!

Papai e mamãe, na sua casa casa quem manda é você! Seu filho está ouvindo um funk de baixo nível ou rock agressivo e você não gostou, converse e solicite que mude. Caso não obtenha resultado, é só você mostrar quem manda e, sem ira nem nada, vá e desligue você mesmo o rádio (ou troque de música). Não diga apenas: "Eu já falei com ele (a)" ou "Eu não sei o que fazer".
Certas coisas na vida que se você não parar no começo elas viram uma bola de neve e tornam-se mais difíceis de consertar. Então o quanto antes você corrigir, melhor será para você mesmo.

Lembre-se disso! Se seu filho for uma criança ainda, dê muito amor, mas corrija firmemente sempre que necessário. Se for adolescente, pode ser mais complicado, mas não é impossível! Tenha fé sempre, sempre, seja qual for a circunstância!

sábado, 3 de setembro de 2011

Fim do casamento?

Somos responsável por todo fracasso que acontece em nossa vida. Não adianta jogar a culpa para o outro!

No casamento não é diferente. Se parece ser o fim, só chegou onde chegou por culpa sua e de seu cônjuge. Não adianta, foi culpa dos dois!

Todos nós devemos zelar por nosso relacionamento com nosso parceiro, mesmo que pareça muito difícil, pois disso depende nossa felicidade, a felicidade do outro, a dos filhos - quando há frutos desse relacionamento, e, acreditem, a da sociedade em geral.

A sociedade está do jeito que está por falta de princípios, os quais são aprendidos na família. Portanto, uma família equilibrada, com pais unidos, proporciona filhos sadios e, por consequência, uma sociedade sadia!

Controle seus sentimentos, você é capaz de fazê-lo! Assim poderá controlar o que fala e o que faz, e assim controlará o bom relacionamento no seu lar, com seu cônjuge e filhos.

Lembre-se: O homem pode dizer que é impossível, mas quando Deus quer não há pensamento negativo que resista! Mesmo que o outro diga que não quer mais, se você quiser e crer, para Deus basta para que Ele realize o milagre na sua vida e no seu casamento!

Tenha fé e descanse em Deus, pois Ele tem o melhor para sua vida.

Educar uma criança - difícil missão!

Lidar com crianças é algo muito complicado, pois exige muito equilíbrio em cada atitude nossa.
Não podemos ser frouxos, e sim agir com firmeza não deixando passar um lápis que não é do seu filho chegar em casa sem procurar o dono e fazê-lo devolver.
Um lápis parece ser muito barato e um assunto bobo demais para merecer nossa atenção, mas não é.
Todas as coisas começam em um nível pequeno e vão crescendo, tanto as boas como as ruins. O que recebe incentivo, seja consciente ou não, vai crencendo.
Se você finge que não está vendo que seu filho chegou com objetos diferentes em casa - o que é um incentivo para que continue fazendo isso, um dia isso poderá ser o fim dele, enquanto você estará chorando e se perguntando: "O que foi que eu fiz? Onde foi que eu errei?". E na verdade você não fez nada, esse foi seu erro!

Mas para que não tenhamos que passar por essa situação no futuro, devemos corrigir nossos filhos enquanto é tempo, e ensinarmos valores a eles, como amar ao próximo como a si mesmo. Amando o próximo nós não iremos lhe tomar algo, nem revidar um tapa, nem xingar alguém, nem nada parecido, pois não faríamos isso com nós mesmos - devido ao amor próprio.

Em contra partida, não devemos ser duros e impacientes com as crianças. Devemos ser firmes, porém ensinar tudo com amor, mostrando que é porque as amamos é que estamos corrigindo-a, para que seja um adulto de bem, que sabe lidar com seus conflitos sem entrar em surto, e com o mundo de maneira madura.

Uma pessoa que saca a arma no trânsito por causa de uma discussão não aprendeu a ouvir e entender o outro enquanto ainda era criança. Por certo foi ensinado a não deixar nada passar, a não fazer por menos, a nunca "ficar por baixo", a revidar e por aí vai. Pois tem pais que em vez de educar a criança com princípios e valores, ensina que se alguém bater na escola deve devolver o tapa. É com tristeza que eu digo: isso sim é o princípio do fim.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22:6)