domingo, 29 de janeiro de 2012

Integridade

Griselda deixou o filho ser preso quando o mesmo usou o carro do Juan Guilherme sem que ele soubesse e sofreu o acidente.

Amália só voltou para o Rafa depois que ele se entregou para a polícia pelos erros que cometeu.

Essas atitudes parecem ser de pessoas "otárias", mas não. São as mais acertadas. São as mesmas que qualquer pessoa íntegra faria - e faz- na vida real.

Nem sempre é fácil fazer uma escolha. E então nos encontramos num dilema. O que nos ajuda a decidir são os nossos princípios. Como diz Mário Sergio Cortella em seu livro "Qual a sua obra?" quanto mais claros forem nossos princípios mais fácil será nossa decisão.

Apesar de que existem dilemas bem complicados. Não se trata, às vezes, de uma blitz onde passamos com o carro irregular e devemos ser honestos e não oferecer dinheiro, pois se erramos devemos pagar de acordo com a lei. Às vezes pode se tratar de um crime que você viu e não pode contar, por exemplo, ou outra coisa do tipo. E aí, o que fazer?

E como acabei de mencionar em outro post, devemos agir, contornando a situação, no momento certo, da melhor maneira possível.

Fiquem na Paz de Deus e ajam certo, mesmo que isso prejudique a você próprio ou alguém querido. Creia que agindo certo Deus há de te abençoar de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde.


sábado, 28 de janeiro de 2012

Quem manda mais?

As pessoas, em geral, adoram poder. Alguns poucos preferem ser comandados em vez de comandar. Outros, porém, aceitam ser comandados por acreditarem que não têm poder para fazê-lo, enfim.

Dei uma passadinha aqui no meu blog para fazer minha primeira postagem de 2012 falando sobre poder em relacionamentos amorosos.

Homem e mulher vivem brigando e medindo forças. Pra ver quem pode mais. Quem é que manda. Pra ver quem tem o poder. Contudo, mal sabem que o poder maior está em si controlar e não controlar o outro.

É difícil fechar a boca em vez de responder em ato reflexo a uma palavra da qual não gostaria de ter ouvido. É difícil "baixar a cabeça" e ignorar certas coisas, mas é fundamental.

Ter autocontrole é saber se impor no momento certo e dá forma mais conveniente.

Saber controlar uma situação deixando o outro satisfeito e, talvez, até iludido de que ele quem decidiu assim, é uma grande virtude. (risos inevitáveis)

"Mandar" exige jogo de equilíbrio.

Feliz é o casal que consegue tirar da teoria a conversa, o respeito e a igualdade.

PS: Mulheres, nós sabemos que comandamos esse mundinho. Mas os homens não precisam saber disso, não é? Que nunca levantemos a voz contra nosso companheiro, mas que saibamos convencê-lo com nosso jeitinho. Meu marido diz que se a mulher soubesse do seu poder conseguiria tudo dos homens.