sábado, 3 de setembro de 2011

Educar uma criança - difícil missão!

Lidar com crianças é algo muito complicado, pois exige muito equilíbrio em cada atitude nossa.
Não podemos ser frouxos, e sim agir com firmeza não deixando passar um lápis que não é do seu filho chegar em casa sem procurar o dono e fazê-lo devolver.
Um lápis parece ser muito barato e um assunto bobo demais para merecer nossa atenção, mas não é.
Todas as coisas começam em um nível pequeno e vão crescendo, tanto as boas como as ruins. O que recebe incentivo, seja consciente ou não, vai crencendo.
Se você finge que não está vendo que seu filho chegou com objetos diferentes em casa - o que é um incentivo para que continue fazendo isso, um dia isso poderá ser o fim dele, enquanto você estará chorando e se perguntando: "O que foi que eu fiz? Onde foi que eu errei?". E na verdade você não fez nada, esse foi seu erro!

Mas para que não tenhamos que passar por essa situação no futuro, devemos corrigir nossos filhos enquanto é tempo, e ensinarmos valores a eles, como amar ao próximo como a si mesmo. Amando o próximo nós não iremos lhe tomar algo, nem revidar um tapa, nem xingar alguém, nem nada parecido, pois não faríamos isso com nós mesmos - devido ao amor próprio.

Em contra partida, não devemos ser duros e impacientes com as crianças. Devemos ser firmes, porém ensinar tudo com amor, mostrando que é porque as amamos é que estamos corrigindo-a, para que seja um adulto de bem, que sabe lidar com seus conflitos sem entrar em surto, e com o mundo de maneira madura.

Uma pessoa que saca a arma no trânsito por causa de uma discussão não aprendeu a ouvir e entender o outro enquanto ainda era criança. Por certo foi ensinado a não deixar nada passar, a não fazer por menos, a nunca "ficar por baixo", a revidar e por aí vai. Pois tem pais que em vez de educar a criança com princípios e valores, ensina que se alguém bater na escola deve devolver o tapa. É com tristeza que eu digo: isso sim é o princípio do fim.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário