sexta-feira, 3 de julho de 2009

Casamento

Você acredita que o casamento é uma instituição falida?

Na verdade, apesar de muitos só se juntarem, o casamento formalizado vem crescendo nos últimos anos. Infelizmente, com ele, cresce também o divórcio, que em 2007 foi 1 para cada 4 casamentos.

É uma correria que só vendo; é buffet, vestido da noiva, roupa do noivo, madrinha, padrinho, salão de festas, igreja, e inúmeros outros detalhes. Tudo pronto para o grande dia, e chega então o momento mais esperado. O que acontece depois? Os dois se beijam e vivem felizes para sempre? Negativo. Tem casamentos quem mal duram uma semana. E onde fica o "sempre", a "vida toda"?

Quando consegue cumprir a promessa feita no altar e vive a vida inteira com aquela mesma pessoa, quem vê de fora não sabe o que eles passaram juntos. Não existe conto de fadas na realidade, existe é conquista diária, aliás, como tudo na vida. Nada é fácil, é preciso muita determinação, força de vontade, ter um objetivo e ir com ele até o fim e não abandoná-lo no meio do caminho.
Exemplo disso foi minha vó Amélia, que acompanhou meu avô até o fim de sua vida, e cumpriu sua palavra de "até que a morte os separe". Foram uns 54 anos de união. Não pensem que fora fácil. Eu sei que não foi. Mas ela venceu!

Fico pensando: tanto entusiasmo no começo, e o que deveria ser o up, o melhor momento, dividir a vida com o ser amado, pode acabar de forma muito lamentável. Duas pessoas que se amaram, agora são como dois estranhos, ou pior, como duas pessoas que se odeiam.

No casamento da minha prima, o Pastor contou sobre o milagre que Jesus realizou na festa de casamento em que Ele estava. O pessoal daquela época tinha o costume de servir primeiro o vinho bom para depois, quando ninguém já reconhecia gosto algum, servir o pior. Quando o vinho acabou e Jesus fez a água virar vinho, este vinho era melhor que o primeiro servido. O Pastor fez a comparação dessa festa com a vida conjugal: que mesmo que comecemos nossa vida a dois com pouca coisa, Deus tem o melhor para o final. E é isso que eu desejo, que eu não tenha vivido o melhor da minha relação com meu marido antes, no começo, mas específicamente, no namoro, mas que ainda tenhamos muitos momentos felizes em nossas vidas.
Desejo o mesmo para você. E que você tenha força para esperar este momento chegar sem desistir. Mesmo que esteja tudo dando errado pense que isso um dia vai acabar.

O texto a seguir é uma opinião de um leitor do Estadao.com.br sobre casamento e divórcio, a qual concordo plenamente, então copiei:

"Certamente existem casamentos que infelizmente acabam sendo desfeitos por motivos graves. Entretanto, a maioria dos divórcios é motivada pelo egoismo e orgulho. Geralmente são pessoas que começam o casamento da maneira errada. Encaram a união como uma sociedade onde cada um dá 50%. Uma família não se trata de brincadeira, não deve ser encarado como uma aventura romantica que pode ou não dar certo. O casal tem que fazer dar certo, colocando mais amor incondicional, desprendimento, tolerância, humildade, altruísmo, etc. Para manter um bom casamento, marido e mulher precisa alimentá-lo, precisa continuar namorando, surpreendendo, presenteando. O amor não é uma entidade de vontade própria, é um verbo, uma ação. Se quisermos amar, amaremos, se quisermos deixar de amar, deixaremos. Não se pode dizer que o amor se foi, quando na realidade, deixamos de amar. O divórcio é uma praga para os casais e principalmente para os filhos. Seja fiel ao seu cônjuge, ame-o, ame seus filhos e desprenda-se do egoismo e orgulho."


"O MELHOR DE DEUS AINDA ESTÁ POR VIR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário